Fotos: Jardim Zoológico de Lisboa

Zoológico de Lisboa lança conteúdos semanais para famílias naturalistas em casa

Para fazer

“Encontro com o Biólogo”, um programa gratuito para toda a família com duração de cerca de 40 minutos, e um ATL das férias da Páscoa virtual são algumas das iniciativas anunciadas hoje pelo Jardim Zoológico de Lisboa.

 

Os conteúdos, feitos a pensar nos exploradores da natureza que, por estes dias, não podem sair de casa, começam a ser disponibilizados a 26 de Março.

O programa “Encontro com o Biólogo” prevê oito episódios de 40 minutos cada sobre “diferentes temáticas relacionadas com a conservação da biodiversidade”, segundo um comunicado do Zoo de Lisboa enviado hoje à Wilder.

Estes episódios são gratuitos e vão decorrer através da plataforma “Zoom”. Para participar deverá aceder ao link da sessão, no horário agendado.

A primeira sessão acontece já a 26 de Março e tem como tema “No Trilho dos Predadores”. A sessão de 28 de Março é “Na rota das grandes migrações”.

As sessões de Abril decorrem a dia 2 (“As redes sociais do mundo natural”), a dia 4 (“Super-heróis da Natureza”), a dia 9 (“Invasoras, vieram para ficar?), a dia 11 (“Alerta – Clima nos extremos”), a dia 16 (“Comércio ilegal – um mercado indesejado”) e, finalmente, a dia 18 (“Destruição de habitat: verde ou consequência?”).

 

 

O objectivo, explica o Jardim Zoológico, é desafiar “os ‘visitantes’ a descobrir o maravilhoso mundo animal sem sair de casa”.

Isto porque, na sequência da evolução da pandemia COVID-19, o Jardim Zoológico encerrou os portões de Sete Rios.

O Zoo prevê ainda disponibilizar no seu canal YouTube, todas as terças-feiras, “vídeos que prometem levar os exploradores em viagem pelos diferentes continentes para conhecer as mais fascinantes curiosidades sobre animais e plantas”.

Além disso, o blog oficial “continuará a alimentar a curiosidade de todos os exploradores da natureza com as últimas notícias sobre o mundo animal”.

O Zoo vai organizar o ATL das férias da Páscoa de forma virtual, chegando à casa dos participantes. De 30 de Março a 13 de Abril, o Zoo convida os exploradores dos 3 aos 16 anos a participar em atividades lúdico-pedagógicas diárias adaptadas às várias faixas etárias. Os participantes terão a “oportunidade de investigar os mistérios da vida selvagem e de se transformarem em verdadeiros guardiões da Natureza, sem sair de casa”.

Poderão fazê-lo acedendo ao blog oficial do Zoo, descobrindo a actividade preparada para cada dia temático. As atividades serão disponibilizadas diariamente, a partir das 11h00, e estão organizadas de acordo com o ciclo de escolaridade dos participantes. De forma a estimular uma assídua participação, no final do ATL serão atribuídos prémios aos quatro participantes mais ativos.

“Com estas iniciativas, o Jardim Zoológico procura juntar-se às instituições e artistas individuais que colocam os seus serviços à disposição da população de forma a ajudar pais e crianças a ocupar da melhor forma estes dias de isolamento social.”