Que espécie é esta: abelha-carpinteira

O leitor José Santos fotografou esta espécie a 16 de Agosto em A-da-Gorda de Óbidos e pediu ajuda na identificação. Albano Soares responde.

“Tirei esta foto no dia 16 de Agosto de 2021, às 16:20 horas, na localidade de A-da-Gorda de Óbidos. Estava a cortar uns troncos velhos de madeira e ao bater num para o partir, saíram de um pequeno orifício 3 insectos destes. Depois voltei a bater e saíram mais uns quantos. Não posso precisar, mas ao todo devem ter saído do mesmo buraco entre 10 a 15 insectos”, escreveu o leitor à Wilder. 

Trata-se de uma abelha carpinteira (Xylocopa violacea).

Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A abelha que o leitor encontrou ainda é jovem.

Esta é a nossa maior abelha. É uma abelha solitária, ou seja, não vive em sociedade como a abelha do mel.

Como o nome comum indica, este insecto escava madeira para fazer túneis onde coloca os ovos em células alimentadas com pólen e néctar. Muitas vezes utiliza cavidades já abertas.

Os adultos invernam em buracos saindo aos primeiros dias de Sol, muitas vezes em Janeiro.

As abelhas carpinteiras são importantes polinizadores de árvores de fruto e outras plantas.

É uma espécie muito pouco agressiva, só ferrando se manuseada.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.