Que espécie é esta: abelha do mel

A leitora Joana Martelo fotografou estas abelhas a 11 de Fevereiro em Alfarim, Sesimbra, e quis saber qual a espécie. Albano Soares responde.

“A 11 de Fevereiro apareceu uma abelha faminta na aldeia Alfarim perto da praia do meco, no nosso terreno onde temos plantado cevada, que gostou de chuchar na minha caneca de chá adoçado com mel. Fui molhando as bordas da caneca e ela ia comendo, depois trouxe as amigas e foi embora à noite. Pensei que fossem abelhas migratórias mas voltaram no dia seguinte, famintas. Alimentei-as com 1 litro de mel em 2 dias, comeram tudo. Depois aprendi a fazer outro tipo de comida para elas com apicultores. Continuam a vir comer de dia e vão embora à noite. Como têm uma particularidade diferente das normais junto envio umas fotos, talvez consigam ajudar se devo continuar alimentadas ou são prejudiciais”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratam-se de abelhas do mel (Apis mellifera).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Abelha social, criada há milhares de anos para a produção de mel e reconhecida polinizadora. 

Voa todo o ano, mesmo nos dias amenos de inverno, e apresenta um grande pico de atividade no início da primavera. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.