Que espécie é esta: água-viva-riscada

O leitor Pedro Marques fotografou esta espécie a 2 de Junho na Praia de São Martinho do Porto e quis saber qual o seu nome. A equipa do GelÀVista responde.

“Hoje (2 de Junho) encontrei a praia de São Martinho do Porto povoada por este animal. Peço ajuda na sua identificação. Obrigado e parabéns pelo vosso trabalho”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se da água-viva-riscada, Aequorea spp.

Espécie identificada e texto por: Equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estas são hidromedusas com tamanhos que variam entre 5 e 18 cm de diâmetro.

É uma medusa translúcida, em forma de disco-voador. A campânula apresenta muitos canais radiais e mais de 10 tentáculos marginais.

Em Portugal poderão existir quatro espécies, mas duas são mais prováveis de ser arrojadas. Estas apresentam mais de 60 tentáculos marginais e são consideradas como ligeiramente urticantes.

Não existe muita informação sobre a ecologia das espécies e sobre a sua distribuição nas nossas águas, pelo que toda a informação que os cidadãos nos poderão prestar é muito bem-vinda.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.