Que espécie é esta: aranha-napoleão

A leitora Rita Pina fotografou esta aranha a 27 de Maio em Águeda e quis saber qual a espécie. Sérgio Henriques responde.

“Poderão ajudar-me a identificar a aranha que está na fotografia? A fotografia foi tirada no concelho de Águeda”, escreveu a leitora à Wilder.

 Trata-se de uma aranha-napoleão (Synema globosum).

Espécie identificada por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

A aranha da fotografia é uma fêmea.

Esta aranha não faz teia. Vive em cima das flores e tem uma estratégia diferente para capturar as suas presas. É posicionada nas flores que faz emboscadas aos insectos que as visitam para se alimentarem.

Já a espécie deve o seu nome comum ao desenho que as fêmeas têm no abdómen, que lembra a silhueta de Napoleão com o seu chapéu, com um contorno que pode ser laranja, amarelo ou branco. Os machos são mais pequenos e têm o abdómen todo negro.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.