Que espécie é esta: besouros da subfamília Cetoniinae

A leitora Adozinda Monteiro observou esta espécie a 3 de Junho de 2018 em Porto Santo e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Encontrei pela primeira vez (em 27 anos) em Porto Santo estes belos exemplares de escaravelhos na minha figueira”, escreveu a leitora à Wilder. “Qual a espécie e como vieram cá parar? Não tenho conhecimento de fazerem parte da fauna da pequena ilha do arquipélago da Madeira.”

Tratam-se de besouros escarabaeídeos da subfamília Cetoniinae.

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

Pelas fotos não consigo dizer se serão dos géneros Cetonia ou Protaetia, que me parecem os dois mais prováveis.

Sobre a questão de como chegaram a Porto Santo a única coisa que posso dizer é que é possível que tenham sido transportados durante a fase larvar.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


PUB