Que espécie é esta: bicha-cadela

A leitora Sara Duarte fotografou este animal numa escola básica de Massamá, Sintra, a 25 de Março de 2022 e pediu para saber a espécie. José Teixeira responde.

A espécie foi encontrada “no espaço da nossa escola (Escola Básica 2,3 D. Pedro IV em Massamá Sintra), no âmbito do trabalho desenvolvido no Clube do Charco durante os meses de abril e maio” do ano letivo passado, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma bicha-cadela (Forficula auricularia).

Espécie identificada por: José Teixeira, investigador do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto.

A bicha-cadela, da família dos forficulídeos, é um insecto castanho que mede entre um e três centímetros de comprimento.

Uma característica destes insectos é o par de “pinças” no final do abdomen, tanto nos machos como nas fêmeas. Mas nos machos essas pinças são maiores e curvas; nas fêmeas são direitas.

É uma espécie nativa na Europa, Ásia Ocidental e, provavelmente, no Norte de África.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.