Que espécie é esta: boldo-de-jardim

A leitora Susana Leite fotografou esta flor em Sintra a 16 de Abril e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

Trata-se de Boldo-de-jardim, também conhecido como Boldo-africano e Boldo-da-terra (Plectranthus barbatus). 

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Originária do continente africano, esta espécie perene pertence à família Lamiaceae.

O Boldo-de-jardim possui porte arbustivo, podendo crescer até aos 2 metros de altura. 

O caule é semi-lenhoso a suculento, castanho-amarelado e tomentoso. As folhas são grossas, ligeiramente suculentas e tomentosas. A página superior da folha é verde-clara e a página inferior é mais pardacenta.

As flores surgem em inflorescências que podem atingir os 30 cm de comprimento, são de cor azul a violáceo e bilabiadas.

Esta planta tem um elevado interesse ornamental, sendo muito procurada pela sua rusticidade na instalação de jardins de pedra, cercas-vivas, em maciços ou de forma isolada por atrair muitos polinizadores.

Tem sido alvo de inúmeros estudos químicos e farmacológicos devido ao seu amplo espectro de uso pela medicina tradicional. Tem aplicações no tratamento de problemas digestivos e dor de estômago, no tratamento da dor de dente, distúrbios gengivais, problemas de pele, queda de cabelo, infecções de garganta, ouvido e olhos, reumatismo, dores musculares, entre outros.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.