Que espécie é esta: borboleta Arctia villica

O leitor Ricardo Bento fotografou esta borboleta a 22 de Abril perto do kartódromo de Évora e pediu para saber qual a espécie. Helder Cardoso responde.

“Encontrei esta linda criatura no meu local de trabalho perto do kartódromo de Évora. Parece-me um género de traça. Será? Podem ajudar?”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se da borboleta Arctia villica.

Espécie identificada por: Helder Cardoso, naturalista e coordenador da Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas.

Estas são borboletas nocturnas que podem chegar a ter 60 milímetros de envergadura de asa, segundo o Pólo da Mitra, da Universidade de Évora. Os adultos têm asas posteriores de cor amarela com pintas e manchas pretas.

Podemos observar esta espécie em voo entre Abril e Julho, especialmente em orlas de bosques, matos e zonas com muitas flores.

É uma borboleta da família Erebidae e foi descrita para a Ciência em 1758.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.