cof

Que espécie é esta: borboleta-das-sardinheiras

A leitora Carmen Cardoso fotografou esta borboleta a 16 de Julho em São Pedro de Moel e pediu ajuda para saber qual a espécie. Albano Soares responde.

Trata-se da borboleta-das-sardinheiras (Cacyreus marshalli).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta pequena borboleta, da família Lycaenidae, é originária da África do Sul e tem vindo a espalhar-se nos últimos anos pelo Sul da Europa, incluindo em Portugal. Julga-se que terá sido introduzida com as importações de gerânios, flores das quais as suas lagartas se alimentam.

Na Europa, esta espécie coloniza habitats artificiais onde existam plantas dos géneros Pelargonium e Geranium e também em habitats naturais com estas espécies de plantas.

É mais facilmente observada de Março a Outubro.

As lagartas alimentam-se de folhas e flores.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.