Que espécie é esta: caracol do género Oestophora

A leitora Filomena Alcaide Ferreira fotografou este caracol a 21 de Novembro na Arrábida e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.

Trata-se de um caracol do género Oestophora.

Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e investigador associado do Instituto Português de Malacologia (IPM).

Este é um caracol do género Oestophora. Na Arrábida ocorrem duas espécies: a Oestophora barbula e a Oestophora barbella que não são fáceis de distinguir.

Ambas estas espécies de caracóis terrestres são endémicas da Península Ibérica. 

Vivem entre as pedras e o solo, em zonas de muito mais humidade que as Xeroplexa (antes Candidula).

Estas duas espécies apenas se podem distinguir pelas características do seu sistema reprodutor, nomeadamente pelo epifalo maior do caracol Oestophora barbula, de acordo com um artigo científico publicado em 2012 na revista da Sociedade Espanhola de Malacologia (pelos investigadores David T. Holyoak e Geraldine A. Holyoak).

O caracol Oestophora barbula é um endemismo do Oeste e Centro de Portugal, enquanto o caracol Oestophora barbella tem uma distribuição muito mais vasta no Oeste da Península Ibérica, incluindo zonas da área ocupada pelo Oestophora barbula.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.