Que espécie é esta: caracol Rumina decollata

O leitor João Almeida fotografou este caracol a 11 de Abril em Tomar, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.

“A minha razão para vos contactar é saber de que espécie é este caracol. Vejo-os desde sempre no meu jardim mas nunca consegui identificar a espécie”, escreveu João Almeida à Wilder.

Trata-se do caracol Rumina decollata.

Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e investigador associado do Instituto Português de Malacologia (IPM).

Este é um caracol terrestre europeu de tamanho médio que pertence à família Achatinidae.

A sua concha espiralada calcária é comprida e pode crescer até cerca de 40 milímetros.

Estes caracóis são predadores vorazes de outros caracóis e lesmas ou até mesmo de plantas. É, por isso, uma espécie benéfica por predar pragas de hortas e jardins.

Em alturas de seca ou de frio, podem enterrar-se no solo e aí permanecer até terem melhores condições. Normalmente estão mais activos durante a noite e em períodos de chuva.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.