Que espécie é esta: centopeia-comum

O leitor Tiago Cardoso encontrou este animal no aeroporto da Horta, Açores, a 1 de Junho e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.

“O meu nome é Tiago, sou um interessado na rubrica Que espécie é esta? (assim como o restante conteúdo da Wilder), e entro em contacto convosco para saber que espécie de artrópode é esta que fotografei na ilha do Faial. Segue em anexo a foto que tirei com o meu telemóvel no dia 1 de Junho de 2021 a um artrópode que encontrei no Aeroporto da Horta. Peço desculpa pela qualidade da minha foto não ser das melhores, mas creio que se vê bem o animal em causa. Eu penso que seja uma centopeia, mas não tenho a certeza disso, pelo que pergunto-vos de que espécie se trata”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma centopeia comum ou doméstica (Scutigera coleoptrata).

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

É uma espécie profundamente incompreendida e mal-amada (para não dizer “detestada”) mas que é uma das nossas melhores aliadas pois alimenta-se de moscas, mosquitos e muitos outros insetos que geralmente não queremos a viver connosco, dentro das nossas casas.

Eu não tenho problema em admitir que tenho várias destas centopeias a viver em minha casa…


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder precisa da sua ajuda para poder continuar o seu projecto de jornalismo independente dedicado à natureza. Ao adquirir o novo saco Wilder estará a contribuir para manter esta comunidade naturalista que já tem mais de um milhão de leitores por ano. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.