Que espécie é esta: cobra-rateira

O leitor Carlos Azevedo encontrou esta cobra a 12 de Maio na Póvoa de Varzim e pediu ajuda na identificação da espécie. Diogo Parrinha responde.

“Encontrei esta cobra morta ontem (12 de Maio) na berma de uma estada na freguesia de Beiriz no concelho da cidade da Póvoa de Varzim. Gostaria de saber se me podem ajudar a identificar esta espécie de cobra, pois não a conheço nem identifico a sua origem”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus).

Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.

“Esta é uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), um macho adulto com a característica mancha preta na parte anterior do dorso”, explicou Diogo Parrinha.

As cobras-rateiras são esverdeadas, com tons castanhos ou cinzas. São animais diurnos e surgem “em qualquer tipo de habitat, desde que possua vegetação e esconderijos”, segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal (2017).

Tal como o nome comum indica, estas cobras quando são já adultas alimentam-se de ratos e de outros pequenos roedores, lagartixas, crias de aves e também outras cobras, entre outras presas. Quando são ainda juvenis, preferem comer insectos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.