Que espécie é esta: cobra-rateira

A leitora Lia Vasconcelos quis saber qual a espécie desta cobra que apareceu perto do Hospital de Amarante a 28 de Abril na zona de Leiria. Diogo Parrinha responde.

“Esta espécie apareceu no hospital de Amarante, no andar de baixo da cozinha na parte exterior. Segundo o pessoal da cozinha, já a tem visto desde o ano passado. Também falaram que alguma organização da proteção dos animais tentou resgatá-la sem sucesso. E pelo que o pessoal da cozinha fala, está será uma filha, pois há três anos apareceu uma maior, o dobro. Como fazem circo perto do hospital, e o hospital se insere num meio rural, pensa-se que se possa tratar de uma cobra exótica antes da proibição do uso de animais para entretimento. Todo o hospital de Amarante está curioso em saber qual é a espécie, uma vez que a mãe há três anos entrou pelas urgências e foi um aparato!”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus).

Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.

“Este é um macho adulto de Cobra-rateira (Malpolon monspessulanus). Não é nenhuma exótica escapada do circo, nem causa para alarme algum, é uma espécie comum da nossa fauna”, explicou Diogo Parrinha.

As cobras-rateiras são esverdeadas, com tons castanhos ou cinzas. São animais diurnos e surgem “em qualquer tipo de habitat, desde que possua vegetação e esconderijos”, segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal (2017).

Tal como o nome comum indica, estas cobras quando são já adultas alimentam-se de ratos e de outros pequenos roedores, lagartixas, crias de aves e também outras cobras, entre outras presas. Quando são ainda juvenis, preferem comer insectos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.