Que espécie é esta: cogumelo Clitocybe nebularis?

O leitor Artur Cadete fotografou este cogumelo a 8 de Fevereiro em Fontão-Angeja e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.

O cogumelo foi apanhado numa estrada junto à Ribeira do Fontão-Angeja.

Tratar-se-á de um cogumelo Clitocybe nebularis.

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

O cogumelo será uma Clitocybe, provavelmente, C. nebularis.

Filo Basidiomycota, Ordem Agaricales, Família Tricholomataceae.

Esta é uma espécie de cogumelo com chapéu de cor cinzenta, convexo a aplanado e, finalmente, em forma de taça, ao maturar.

Pode atingir 15 a 20cm de diâmetro, com a cutícula seca e destacável e as margens enroladas e onduladas.

O himenófero (parte inferior) possui lâminas apertadas, de cor creme, muito densas e decorrentes sobre o pé.

O pé é central, fibroso, creme e ligeiramente bolboso na base. O odor é afrutado. 

Estes cogumelos são espécies saprófitas, que crescem em grupos, e normalmente ocorrem em bermas ou orlas de florestas de folhosas.

Nota: o exemplar da foto já está numa fase avançada de maturação. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.