Que espécie é esta: cogumelo do género Mycena

A leitora Darya Sevastópolska fotografou este cogumelo na Serra de Montejunto, a 19 de Dezembro, e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde. 


Trata-se de um cogumelo do género Mycena sp.

Espécie identificada por:  Ecofungos – Associação Micológica.

O exemplar que a leitora Darya nos apresenta nas fotos que enviou é do Género Mycena.

Trata-se de um fungo do Filo Basidiomycota e da Família Mycenaceae.

Estes são fungos muito elegantes e a sua identificação é muito exigente: além das características macroscópicas que necessitamos de registar, também as microscópicas são importantes.

São fungos saprófitas, pelo que têm um papel fundamental na decomposição da matéria orgância.

Os Mycena são um grande género de pequenos cogumelos que raramente têm mais de alguns centímetros. A maioria é castanha ou cinzenta, mas algumas espécies têm cores mais vivas. 

Mais de 30 espécies deste género são bioluminescentes.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.