Que espécie é esta: corvo-marinho-de-faces-brancas

A leitora Albertina Costa fotografou estas aves a 20 de Março no Choupal em Coimbra e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.

“No Choupal em Coimbra, na margem direita do Rio Mondego, há uma zona onde existem muitas aves e alguém  me disse que eram corvos marinhos”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratam-se de corvos-marinhos-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo).

Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

Se encontrar um corvo-marinho a voar ou pousado a secar as asas, é mais provável que esteja a olhar para um corvo-marinho-de-faces-brancas. Observa-se em todo o tipo de zonas húmidas, tanto no litoral como no interior.

Segundo o livro “Aves de Portugal”, esta é uma espécie frequente ao longo do litoral português. Mas isto só se estivermos entre inícios de Setembro e Março. Esta é uma espécie que vive no Reino Unido e Irlanda e apenas vem passar o Inverno a Portugal.

Embora o corvo-marinho-de-faces-brancas seja essencialmente invernante em Portugal, em anos recentes começou a nidificar também no nosso país, explicou Gonçalo Elias. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.