Que espécie é esta: egagrópilas de bufo-real?

A jornalista Helena Geraldes fotografou estas egagrópilas a 27 de Abril em Moura, Beja, e quis saber de qual é a espécie. Rui Lourenço responde.

“Encontrei várias egagrópilas debaixo de um grande pinheiro numa zona rural nos arredores de Moura. A que espécie poderão pertencer?”.

Tratar-se-ão de egagrópilas de bufo-real (Bubo bubo).

Espécie identificada e texto por: Rui Lourenço, biólogo e investigador no LabOr, Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora.

Sem conhecer o habitat onde foi, estas regurgitações à partida deverão ser de bufo-real.

As presas parecem ser aves da dimensão dos melros-pretos (Turdus merula).

A dimensão das regurgitações é grande para as outras espécies, sendo que algumas regurgitações até parecem estar fragmentadas.

No bufo-real, as regurgitações onde predomina coelho ou lebre costumam ser de maior dimensão do que as regurgitações onde predominam as aves como presa.

É sem certeza absoluta, mas tudo parece sugerir serem de bufo-real.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.