Que espécie é esta: egagrópilas de peneireiro-vulgar

A leitora Fátima Loureiro fotografou estas egagrópilas a 3 de Julho de 2022 na Amadora e quis saber de qual é a espécie. Rui Lourenço responde.

“Estive uns dias fora e quando cheguei tinha isto no parapeito de uma janela. De que ave será? Digo ave, pois moro num 10º andar. Foto tirada a 3/07/2022, pelas 11h, na Amadora”, escreveu a leitora à Wilder. 

Tratar-se-ão de egagrópilas de peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus).

Espécie identificada e texto por: Rui Lourenço, biólogo e investigador no LabOr, Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora.

Sem escala não é tão fácil, mas assumindo um tamanho aproximado entre 2-4 cm, a presa ser aves e a forma relativamente alongada e afilada numa extremidade, parece de Falco tinnunculus.

Considerando depois o local onde foi encontrada – parapeito de 10º andar na Amadora – parece bater certo com esta espécie.

Não parece ser de ave de rapina noturna, nomeadamente Strix aluco ou Athene noctua que seriam as mais semelhantes.

Não posso dar certezas absolutas, mas há uma probabilidade elevada de ser Falco tinnunculus.

Segundo Gonçalo Elias, responsável do portal Aves de Portugal, “desde há alguns anos para cá, esta espécie começou a nidificar em ambientes urbanos, apreciando janelas ou varandas em andares elevados”.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.