Que espécie é esta: erva-de-são-joão

O leitor José Andrade fotografou esta planta em Julho de 2023 em Chaves e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Gostava de saber qual a espécie da planta da imagem em anexo. Penso que se trata de uma espécie do género Hypericum mas gostaria da vossa ajuda”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se da erva-de-são-joão (Hypericum perforatum).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Tudo indica que a planta da fotografia seja uma erva-de-são-joão (Hypericum perforatum), também conhecida como hipericão, hipérico ou milfurada. 

A erva-de-são-joão é uma espécie nativa, de grande plasticidade ecológica, e que ocorre um pouco por todo o território continental.

Pertencente à família Hypericaceae, a erva-de-são-joão é uma planta herbácea, que pode atingir entre 30 a 95 centímetros de altura. É formada por caules erectos, bastante ramificados e possui folhas verdes, com abundantes glândulas translúcidas e algumas negras, que são bem visíveis na página inferior da folha.

Esta planta floresce, habitualmente, de maio a outubro. As flores são amarelas e surgem em inflorescência corimbiformes e multiflorais. O fruto é uma cápsula ovóide, avermelhada.

Esta planta é conhecida por possuir propriedades medicinais.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.