Que espécie é esta: escaravelho Carabus rugosus

A leitora Helena Barbosa observou este insecto a 19 de Novembro de 2020 em Gondomar, e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Fotografei este insecto no dia 19/11/2020 na Serra de Santa Iria, Melres, Gondomar. Será que me sabem dizer que insecto é?”, perguntou Helena Barbosa à Wilder.

Trata-se de um escaravelho Carubus rugosus.

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

O exemplar da foto é um macho.

O carabídeo Carabus rugosus é um predador tanto na fase larvar como no estado adulto.

As larvas vivem no solo, refugiando-se na manta morta ou sob pedras.

Os adultos têm atividade noturna e alimentam-se de vários tipos de invertebrados, como minhocas, caracóis e insetos (tanto larvas como adultos).

Em Portugal há duas subespécies: a norte do rio Tejo ocorre C. rugosus celtibericus e a sul está presente C. rugosus brannani.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.