Que espécie é esta: escaravelho-da-batata

O leitor Nuno Seixas fotografou este insecto a 8 de Setembro de 2023 em Tomar e quis saber qual a espécie. Rui Félix responde.

Trata-se de um escaravelho-da-batata (Leptinotarsa decemlineata).

Espécie identificada por: Rui Félix, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este escaravelho originário da América do Norte já chegou há muitos anos a Portugal, onde “foi detectado pela primeira vez em 1943”, indica a investigadora Maria João Verdasca. A espécie está hoje dispersa por todo o país. 

“É desde há muito uma grave praga da batateira devido à sua voracidade e ao grande poder de multiplicação, o que leva a perdas de produção. Está presente na lista de espécies invasoras de Portugal Continental (DL565/99)”, adianta.

É na Primavera e Verão que este coleóptero “se pode encontrar mais facilmente pelos campos”, diz também a investigadora, lembrando que “o ciclo de vida do escaravelho acompanha o ciclo de vida da batateira”. Assim, quando chega o Inverno, “entra numa espécie de ‘hibernação’ (diapausa), enterrado entre 30 a 40 cm de profundidade.”

Mas quais são os problemas que provoca? Como se alimenta das folhas das batateiras ao longo da vida – quer em larva quer em adulto – “reduz a sua capacidade de fazer a fotossíntese e de produzir batatas de qualidade”, explica.

O tratamento faz-se sobretudo com produtos químicos, pois “os resultados ainda não são satisfatórios” quanto à investigação sobre soluções biológicas, como parasitóides, fungos e bactérias. A alternativa tem sido procurar “um equilíbrio entre a eficácia do pesticida e os efeitos que possa causar no ambiente”. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.