Que espécie é esta: escaravelho Scarabaeoidea

O leitor Luís Faustino Carvalho encontrou estas larvas a 13 de Fevereiro em Vila Nova de Famalicão e quis saber qual a espécie. João Gonçalo Soutinho responde.

“Estava a arrancar uma figueira seca e aparecem estas larvas. Podem ajudar na identificação?”, escreveu o leitor à Wilder. 

As larvas foram encontradas em Delães, Vila Nova de Famalicão.

Tratam-se de larvas de escaravelho da super-família Scarabaeoidea

Espécie identificada por: João Gonçalo Soutinho, coordenador do VACALOURA.pt.

Estas larvas são de escaravelhos da super-família Scarabaeoidea, que inclui os Lucanidae, Dynastidae (escaravelho-rinoceronte), Melolonthidae, entre outros.

Actualmente são conhecidas cerca de 35 mil espécies nesta super-família, com uma grande diversidade de hábitos alimentares e modos de vida. E de tamanhos. Nesta super-família incluem-se escaravelhos pequenos e escaravelhos enormes, como o famoso escaravelho-sagrado (Scarabeus sacer). Todos os anos serão descritas, em média, 200 novas espécies de escaravelhos.

“Com estas fotos não dá para ir mais longe” na identificação, segundo João Gonçalo Soutinho.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.