Que espécie é esta: espadanas

A leitora Susana Leite fotografou esta planta a 23 de Dezembro de 2022 em Sintra e quis saber qual a espécie. Carine Azevedo responde.

“O meu nome é Susana Leite e a 23 de Dezembro, em Sintra, fotografei estas flores no meu quintal do qual gostaria de saber mais informações”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma espadana (Chasmanthe floribunda).

Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

As flores são de Chasmanthe floribunda, uma espécie da família Iridaceae

Trata-se de uma planta nativa da África do Sul que foi introduzida para fins ornamentais em numerosas regiões do globo, onde encontrou condições favoráveis de desenvolvimento e se naturalizou. 

Em Portugal, além de jardins, pode ocorrer na natureza em locais onde são abandonados resíduos resultantes da limpeza de jardins e noutros locais perturbados pela ação do homem. 

A Chasmanthe floribunda é uma planta perene, bulbosa, de folhagem verde, em forma de espada longa, com mais de meio metro de comprimento. 

A folhagem forma grandes aglomerados, de onde partem as hastes florais robustas, que se destacam pela cor das flores.

A floração ocorre, habitualmente, de julho a outubro. 

As flores surgem sobre uma haste floral ereta, distribuídas em duas fileiras de 30 a 40 flores. As flores são tubulares, brilhantes e vermelho-alaranjadas.

O fruto desta planta é uma cápsula globosa, ligeiramente achatada, que contém inúmeras sementes – cerca de 12 sementes por cápsula. As sementes são globosas e de cor laranja brilhante.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.