Que espécie é esta: espécie do género Centaurea

O leitor Filipe Alemão fotografou esta planta a 11 de Junho de 2022 em Cabeço de Montachique e quis saber qual a espécie. Carine Azevedo responde.

“A 11 de Junho (de 2022) encontrei uma planta na zona do Cabeço de Montachique, concelho de Loures, que não consegui identificar. Podem fazer essa identificação com base nas fotos que envio, por favor?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma espécie do género Centaurea.

Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A planta da fotografia é uma espécie da família Asteraceae, pertencente ao género Centaurea.

As fotografias não permitem identificar a espécie por faltarem algumas características morfológicas essenciais para uma identificação mais próxima.

O género Centaurea inclui plantas herbáceas, anuais ou perenes, algumas bem conhecidas e utilizadas como ornamentais em jardins e outros espaços verdes, embora algumas espécies também sejam vistas como plantas daninhas.

Algumas espécies possuem folhas espinhosas e profundamente recortadas. As flores surgem em inflorescências e podem assumir diversas cores, variando entre o azul, o vermelho e o amarelo.

As Centaurea são plantas importantes na produção de mel, uma vez que produzem uma grande quantidade de néctar. As suas flores são muito atrativas para os insectos polinizadores, nomeadamente borboletas e traças.

A maioria das plantas deste género botânico é nativa do Velho Mundo, ocorrendo principalmente na região do Mediterrâneo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.