Que espécie é esta: esporas-bravas

O leitor Acácio Fonseca fotografou esta planta a 11 de Maio de 2021 em Vila da Ponte, Sernancelhe, e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

“Gostava de saber a que espécie pertence esta flor”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratam-se de esporas-bravas (Linaria triornithophora). 

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

As fotos são de uma espécie da família Plantaginaceae, a Linaria triornithophora, de nome comum esporas-bravas.

É uma espécie endémica da região Noroeste da Península Ibérica, possível de observar no Norte e Centro de Portugal, principalmente em locais sombrios, na orla de carvalhais, em matagais e em taludes. 

As flores destas plantas fazem lembrar pequenos pássaros e são algo parecidas com as do género Antirrhinum

Este género traz, por vezes, muitas dificuldades para identificação das suas espécies, sendo necessário realizar uma observação cuidadosa das sementes para proceder uma identificação correta.

Pode encontrar mais informação sobre esta espécie e outras do género aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.