Que espécie é esta: gafanhoto do género Oedipoda

A leitora Inês Almeida encontrou este insecto nas Penhas Douradas a 27 de Agosto de 2019 e pediu ajuda para saber a espécie. Sílvia Pina responde.

“Todos os verões, quando ficamos na zona das Penhas Douradas, na Serra da Estrela, encontramos estes gafanhotos (esta foto é de 2019). Quase não se dá por eles mas, quando saltam, abrem asas azuis. Como se chamam?”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de um gafanhoto do género Oedipoda.

Espécie identificada e texto por: Sílvia Pina, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este ortóptero pertence ao género Oedipoda. Ocorrem três espécies em Portugal continental: O. caerulescens, O coerulea e O. charpentieri.

Todas as espécies apresentam asas posteriores de tom azulado e uma banda negra longitudinal. No entanto, a espécie O. charpentieiri também pode apresentar tom avermelhado. 

A espécie mais comum e bem distribuída é O. caerulescens.

Infelizmente não é possível dizer com certeza que espécie se trata. Teria de observar melhor as quilhas que estão presentes na parte dorsal do pronoto, a estrutura que está a seguir à cabeça. Além disso, estas três espécies ocorrem na Serra da Estrela.

As espécies deste género têm a capacidade de mimetizar os tons do meio onde ocorrem. Como se pode ver na foto, este exemplar é um autêntico mestre na camuflagem!


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt