Que espécie é esta: gaiteiro-azul

O leitor Francisco Gaspar encontrou este insecto a 29 de Março de 2023 em Penafiel e pediu ajuda para saber qual a espécie. Albano Soares responde.

“Penso que a libelinha fotografada deverá pertencer ao género Calopteryx, mas não consigo adiantar a espécie”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um gaiteiro-azul (Calopteryx virgo).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“É um Calopteryx virgo macho em amadurecimento”, respondeu Albano Soares. 

Esta é uma libelinha de médio porte, que pode atingir os 49 milímetros de comprimento e os 36 milímetros de envergadura, segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora

“O macho tem a cabeça e o corpo (tórax + abdómen) azuis, com tons esverdeados e brilho metálico. As asas são largas e tingidas de um azul-violeta escuro. A fêmea tem a cabeça e o corpo (tórax + abdómen) esverdeados, com brilho metálico. As asas têm uma tonalidade acastanhada e pseudopterostigmas brancos.” 

Voa de Abril a Setembro, sendo mais vista em Julho, ainda segundo aquele museu.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.