Que espécie é esta: garça-nocturna

O leitor João Ghira fotografou esta ave numa rua de Lisboa a 23 de Abril e pediu para saber a espécie. Gonçalo Elias responde.

“Encontrei esta ave em Lisboa, na Rua Luciano Cordeiro num pequeno jardim. Parecia deslocada”, contou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma garça-nocturna (Nycticorax nycticorax).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“Esta espécie aparece com alguma frequência nos jardins de Lisboa, particularmente onde há lagos com peixinhos”, explicou Gonçalo Elias. “É possível que se trate de um dos indivíduos oriundos de Sete Rios, onde existe uma colónia nas árvores do jardim zoológico; apesar do local, são aves que se encontram em liberdade.”

A garça-nocturna, uma garça de tamanho médio, é uma ave que mede entre os 58 e os 65 centímetros e tem uma envergadura de asa de 90 a 100 centímetros.

É uma ave muito robusta e com bico curto, com penas tem tons de cinzento e branco.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.