Que espécie é esta: grilo-de-sela Pycnogaster jugicola

A leitora Marta Nascimento encontrou este grilo na Serra da Estrela a 25 de Junho e pediu ajuda para saber a espécie. Sílvia Pina responde.

“Encontrámos este grilo perto da Torre da Serra da Estrela no dia 25 de junho. Como referem que se encontra mais pelo Alentejo, achei curioso transmitir esta informação”, escreveu a leitora.

Trata-se de um grilo-de-sela Pycnogaster jugicola.

Espécie identificada e texto por: Sílvia Pina, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A espécie que a Marta Nascimento tem na mão trata-se de uma fêmea de Pycnogaster jugicola.

Em Portugal ocorre nos sistemas montanhosos do centro e norte.

Até ao momento não temos conhecimento da presença deste género no Alentejo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder precisa da sua ajuda para poder continuar o seu projecto de jornalismo independente dedicado à natureza. Ao adquirir o novo saco Wilder estará a contribuir para manter esta comunidade naturalista que já tem mais de um milhão de leitores por ano. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.