Que espécie é esta: jarro-bravo

O leitor António Afonso fotografou esta planta a 14 de Maio em Palmela e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

“Antes de tudo, os meus parabéns pelo vosso site, cuja newsletter assino e leio com apego. Excelente iniciativa e projecto. No âmbito da secção “Que espécie é esta”, envio em anexo uma imagem de uma espécie vegetal que descobri no terreno que possuo. Como me deixou algo intrigado pelo aparecimento em plena altura de seca, mas com um aspecto tão verdoso e bulboso, submeto à vossa apreciação para tentar descobrir o nome da espécie”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um jarro-bravo.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Trata-se de uma infrutescência de uma espécie do género Arum, da família Araceae.

A espécie mais comum em Portugal é vulgarmente conhecida como jarro-bravo ou jarro-do-campo (Arum italicum). 

O jarro-bravo é uma planta anual, rizomatosa, que pode crescer até 50 centímetros de altura. Possui folhas em forma de seta, de cor verde-clara, por vezes com máculas esbranquiçadas. As flores são muito pequenas, amarelas e surgem dispostas numa inflorescência – a espádice, envolvida por uma bráctea protetora, grande, de cor esbranquiçada ou verde amarelada, que a protege – a espata.

O que se vê na fotografia é a infrutescência (fruto composto por várias bagas). As bagas vão tornar-se vermelho-alaranjadas e brilhantes na maturação.

Aqui encontra mais algumas informações sobre esta espécie.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.