Foto: Gonçalo Simões

Que espécie é esta: leque-do-mar

O leitor Guilherme Simões tirou fotografias a vários bivalves na Lagoa de Albufeira, a 28 de Março, e pediu ajuda para saber a espécie. Gonçalo Calado responde.

Na mensagem enviada à Wilder, Guilherme Simões indicou que os bivalves foram encontrados no lado da praia da Lagoa de Albufeira, que fica no concelho de Sesimbra.

Foto: Guilherme Simões

Trata-se de leques-do-mar, com o nome científico Atrina pectinata.

Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.

“São bivalves que vivem enterrados nos sedimentos”, no fundo do mar, descreve também este docente universitário. “Após alguma agitação marítima, podem vir dar às praias.”

Este molusco bivalve foi descrito para a ciência pelo naturalista sueco Carl Lineu, em 1767, e pertence ao género Atrina e à família Pinnidae. São animais primitivos. O género Atrina está representado em registos fósseis do período Triássico ao Quaternário, encontrados um pouco por todo o mundo.

Foto: Guilherme Silva

Os leques-do-mar têm conchas finas, frágeis e com formas triangulares. As conchas são translúcidas, por vezes tingidas de castanhos arroxeados ou cinzentos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.