Que espécie é esta: lesma-dos-pousios

A leitora Patrícia Nabais fotografou esta lesma na barragem de Montargil em Abril de 2018 e pediu para saber qual a espécie. Teresa Rodrigues Lopez responde.

“Gosto de explorar o ar livre, observar e se possível registar em foto tudo o que envolva natureza e animais”, contou a leitora à Wilder.

“Adoro observar pássaros e sempre que possível faço-o. Num desses passeios deparámo-nos com algumas espécies mais estranhas e que, com o nosso diminuto conhecimento das espécies, não conseguimos identificar. Por isso recorremos aos peritos e, no âmbito da rubrica ‘Que Espécie é Esta’, resolvi pedir a vossa ajuda neste caso tão particular.”

Esta lesma foi encontrada junto à zona ribeirinha da barragem de Montargil.

Trata-se de uma lesma-dos-pousios (Drusia valenciennii).

Espécie identificada por: Teresa Rodrigues Lopez, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

Esta é uma espécie endémica da Península Ibérica, da família Parmacellidae, e é comum vê-la depois das primeiras chuvas da Primavera.

É uma lesma de cor amarelada (pode ter algumas manchas negras), de hábitos nocturnos e que pode ultrapassar os 10 centímetros de comprimento.

O género a que pertence, Drusia, tem espécies de lesmas grandes. Na Península Ibérica, há apenas uma única espécie deste género, precisamente a lesma-dos-pousios.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.