Que espécie é esta: libélula gonfos-das- nascentes

A leitora Mafalda Carvalho fotografou esta libélula a 15 de Agosto em Penha Garcia e pediu ajuda na identificação. Albano Soares responde.

“Fotografei esta libélula em Penha Garcia no dia 15.08 e gostava de saber que espécie é”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da libélula gonfos-das-nascentes (Onychogomphus uncatus).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta é uma espécie de libélula que pertence à família Gomphidae e que vive em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha e Suíça.

Os adultos, que podem ser observados perto de lagos ou de zonas com água corrente entre Abril e o final de Agosto, podem medir até 65 milímetros.

O ciclo de vida destas libélulas dura cerca de três anos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.