Que espécie é esta: mosca da subfamília Asilinae

A leitora Sofia Rodrigues fotografou este insecto a 31 de Maio no seu jardim em Sesimbra e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.

Trata-se de uma mosca da família Asilidae e subfamília Asilinae.

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

Uma identificação mais específica é difícil uma vez que este grupo de moscas é muito diverso na Península Ibérica e ainda se sabe pouco sobre as espécies que existem cá.

Os asilídeos são insectos predadores, tanto na fase adulta como larvar. As larvas vivem no solo e madeira morta e alimentam-se das larvas de outros insectos. 

Os adultos capturam geralmente as presas em pleno voo, usando as poderosas patas para as segurar e injectando de seguida, através do probóscide, uma secreção que contém neurotoxinas e enzimas digestivas que matam e dissolvem a presa. 

No entanto, apesar do aspecto ameaçador, estas moscas são completamente inofensivas para as pessoas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.