Que espécie é esta: mosca-grande-das-flores

A leitora Ana Paula Tavares encontrou esta mosca a 20 de Julho em Sobral a Abelheira, Mafra, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.

“Gostaria de saber que espécie de vespa é esta, apareceu este ano e gostaria de saber mais sobre ela”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma mosca-grande-das-flores (Volucella zonaria).

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É uma fêmea de Volucella zonaria, uma mosca da família Syrphidae. Os adultos desta espécie mimetizam o aspecto da Vespa crabro como mecanismo de defesa contra os predadores.

Estas moscas visitam uma grande variedade de flores para se alimentar do néctar e pólen, contribuindo desta forma para a sua polinização.

As larvas podem ser encontradas em ninhos de Vespa crabro e Vespula spp. onde são detritívoras e predadoras facultativas das larvas das vespas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.