Que espécie é esta: mosca-grua do género Tipula

O leitor Vítor Franco fotografou este insecto em Lisboa a 23 de Abril e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.

 

“Deparei no vidro da minha janela este insecto com cerca de 7 cm de comprimento. O formato é idêntico aos denominados muriçocas, mosquitos ou pernilongos mas o tamanho é três vezes maior. Estarei enganado ou é um novo invasor?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma mosca-grua do género Tipula.

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É uma mosca-grua do género Tipula (família Tipulidae).

Apesar de serem superficialmente semelhantes aos mosquitos (família Culicidae), as moscas-grua são parentes relativamente distantes destes, pertencendo a infraordens diferentes: os mosquitos são Culicomorpha, enquanto que as moscas-grua são Tipulomorpha.

Uma forma fácil de separar as Tipula dos mosquitos, para além do tamanho, é que os últimos têm peças bucais extremamente alongadas adaptadas para sugar sangue ou néctar. As Tipula tem peças bucais bastante mais curtas.

Em Portugal existem várias espécies nativas de Tipula, algumas delas muito abundantes na primavera e no outono, mesmo nos jardins e parques urbanos.

As larvas de Tipula vivem no solo onde se alimentam de raízes e de outras partes de plantas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.