Que espécie é esta: mosca-grua Nephrotoma luteata

O leitor Acácio Fonseca observou este insecto a 27 de Abril em Vila da Ponte, Sernancelhe, e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.

“Gostava de saber a que espécie pertence este insecto”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma mosca-grua Nephrotoma luteata.

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É uma mosca-grua da espécie Nephrotoma luteata (família Tipulidae). 

Os adultos de Nephrotoma luteata apresentam um padrão amarelo e preto característico da maioria das espécies do género Nephrotoma. 

Este padrão semelhante ao encontrado em várias espécies de vespas é uma forma de protecção, um tipo de mimetismo denominado Batesiano, em que uma espécie inofensiva imita outra perigosa.

Os adultos desta espécie visitam uma grande variedade de espécies de flores, tais como apiáceas e euforbiáceas, para se alimentar do seu néctar. 

As larvas são terrestres, desenvolvem-se no solo, e podem ser encontradas no solo, em excrementos e madeira em decomposição.

Pode saber mais sobre as moscas-gruas de Portugal aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.