Que espécie é esta: percevejo-assassino

A leitora Débora Costa fotografou este insecto na Quinta do Anjo, Palmela, a 28 de Março e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Félix responde.

Trata-se de um percevejo-assassino (Rhynocoris erythropus).

Espécie identificada por: Rui Félix, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Nesta fotografia encontra-se um percevejo-assassino, Rhynocoris erythropus, pertencente à família Reduviidae.

Apresenta como morfologia característica a cabeça estreita e alongada, patas compridas, escutelo com uma linha pálida mediana e abdómen marcado lateralmente por listas brancas. 

Os percevejos desta família são exímios caçadores de outros insectos, perfurando-os e imobilizado-os com a sua boca (rostrum) em forma de agulha e injetando saliva e sucos digestivos no seu interior, com vista à digestão extra oral das suas presas.

São benéficos predadores de uma grande variedade de espécies de insetos-praga, prestando assim serviço aos ecossistemas. 

Quando ameaçados podem desferir uma picada muito dolorosa, por isso é de evitar o seu manuseamento.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.