Que espécie é esta: percevejo da família Pentatomidae

A leitora Tereza Guerreiro fotografou este insecto em Montemor-o-Novo a 27 de Maio e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Félix responde.

Trata-se de um percevejo da família Pentatomidae.

Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Não arrisco a espécie em causa, visto tratar-se de uma ninfa e o conhecimento ainda não estar muito aprofundado nas formas imaturas destes percevejos.

Na fotografia podemos visualizar uma ninfa, ou seja, uma forma imatura de um percevejo da família Pentatomidae. As formas imaturas desta família de percevejos apresenta formas e padrões muito variáveis, o que pode dificultar a sua correta identificação.

Os percevejos – tal como outros insetos que, durante o seu ciclo de vida, se desenvolvem através um processo incompleto de metamorfose, Hemimetabolismo – apresentam formas imaturas denominadas de ninfas, morfologicamente muito semelhantes à forma adulta, da qual difere por não apresentarem as asas desenvolvidas.

Neste tipo de metamorfose, do ovo eclode uma ninfa (forma imatura), a qual se vai desenvolver através de uma série de mudas, passando o inseto por uma série de transformações, originando após a última transformação a forma adulta, ou imago. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.