Que espécie é esta: percevejo-do-funcho

O leitor Pedro Correia Matos fotografou este insecto a 8 de Novembro de 2023 em São João da Ribeira, Rio Maior, e quis saber qual a espécie. Rui Félix responde.

“Vi este escaravelho com cores peculiares no dia 8 de novembro, em São João da Ribeira, Rio Maior, quando estava a apanhar azeitona”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um percevejo-do-funcho (Graphosoma italicum).

Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

É um Percevejo-do-Funcho ou Percevejo-das-riscas, Graphosoma italicum, pertencente à família dos Percevejos-escudo, a família Pentatomidae.

Também conhecidos por percevejos-fedorentos, os percevejos deste grupo apresentam glândulas odoríferas que produzem substâncias com um aroma repugnante usadas como estratégia de defesa face a potenciais ameaças.

As cores de alerta vermelho-alaranjada e preta (aposematismo) indicam que os insetos têm gosto desagradável, protegendo-os de predadores.

Estes percevejos alimentam-se exclusivamente de plantas da família das apiáceas (Apiaceae), como por exemplo o funcho (Foeniculum vulgare), Daucus sp., Heracleum sp., Anthriscus sp., entre outras, introduzindo o seu aparelho bucal picador na planta injetando uma saliva contendo enzimas digestivas, sugando-as de seguida.

As formas imaturas (ninfas) desta espécie são auxiliares preciosos nas hortas já que podem alimentar-se ocasionalmente de outros pequenos insectos, prestando assim serviço aos ecossistemas. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.