Que espécie é esta: rã-verde

A leitora Anabela Almeida encontrou estes anfíbios a 20 de Abril em Colares, Sintra, e pediu para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.

 

“Encontrei num pequeno lago que tenho no quintal estas rãs. Bem, não sei exatamente se são rãs ou sapos. Penso que estivessem a acasalar. Avistei uma terceira, que me pareceu um pouco diferente destas duas, mas não vi muito bem porque esta última saltou logo para dentro de água. Este mini lago não tem oxigenação da água, só de vez em quando, eu tiro a água para limpar e volto a encher novamente. O laguinho tem cerca de 450 litros de água. Gostaria de saber qual a espécie a que pertencem e se haverá necessidade de eu colocar um pequeno repucho para oxigenar a água”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da rã-verde-comum (Pelophylax perezi).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

As três são rãs-verdes (Pelophylax perezi). Numa das fotos vê-se a terceira, a aparecer à esquerda.

E não há necessidade de oxigenar a água. Estas rãs respiram muito bem pelos pulmões (não estão totalmente dependentes da respiração cutânea, como alguns anfíbios). E por isso suportam águas com muito pouca oxigenação.

Esta é uma espécie nativa e endémica da Península Ibérica. Como nem todos os exemplares são verdes, as pessoas podem pensar que não é uma “rã-verde”, mas esta variabilidade nas cores é muito comum nos anfíbios.

Esta rã tem uma coloração muito variável e pode ser confundida com outras.

Mas todos os indivíduos têm duas pregas de pele longitudinais que vão desde o olho até à inserção da pata posterior.

A rã-verde está presente em todo o território português, admitindo-se que seja o anfíbio mais comum em Portugal. Ocorre em toda a Península Ibérica, podendo ser observada pelo menos até ao Sul de França.

Este anfíbio atinge facilmente 7,5 cm, podendo chegar aos 10 cm de comprimento.

Esta espécie, até há pouco tempo, tinha como nome científico Rana perezi, e actualmente se chama Pelophylax perezi.

Quer ouvir uma rã verde?


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.