Que espécie é esta: saltão-de-escudo-dos-carvalhos

A leitora Elisabete Santos fotografou este insecto no final de 2020 numa escola em Sintra e quis saber qual a espécie a que pertence. Sílvia Pina responde.

“Envio em anexo uma fotografia de um bichinho que não sei identificar. É invasor? Como se pode “combater”? A foto foi tirada na horta biológica da escola em Sintra no final do ano 2020″, no âmbito do projecto Eco-Escolas.

Trata-se de um saltão-de-escudo-dos-carvalhos (Cyrtaspis scutata).

Espécie identificada e texto por: Sílvia Pina, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Nesta espécie, os adultos, como o que vemos na foto, são ápteros (não têm asas).

Também posso dizer que se trata de um macho porque as fêmeas têm o ovipositor bem visível.

Este é um saltão nativo de Portugal e ainda não tem muitos registos em Portugal.

Não representa qualquer perigo para as hortas. Pelo contrário, alimenta-se de pequenos insetos contribuindo para controlar as populações de insetos que se alimentam de plantas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


PUB