Que espécie é esta: sapo-comum

A leitora Inês Custódio viu este sapo a 30 de Outubro em Manteigas, Serra da Estrela, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.

“Vimos este sapo (julgamos que é um sapo…) na noite de 30 de outubro, pelas 20h30, junto a um dos muros da nossa casa em Manteigas, na Serra da Estrela. A casa não fica no centro da vila, mas sim numa zona recatada, rodeada de carvalhos, castanheiros e pinheiros, a 900 metros de altitude. Como é grande (vejam a relação com a bolota que está ao lado dele) e tem uma pele peculiar, ficámos particularmente surpreendidos. O que nos podem dizer sobre ele?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de um sapo-comum (Bufo spinosus).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Podemos dizer que é um sapo-comum, Bufo spinosus.

O tamanho é normal para a espécie (até é relativamente pequeno; eles podem crescer muito mais). E é o “amigo do hortelão”. A presença dele nas hortas é comum e bem vinda, porque alimenta-se preferencialmente de caracóis e lesmas.

E sobrevive perfeitamente bem em florestas, onde o podem libertar, se não o quiserem demasiado perto de casa.

Os olhos vermelhos são o que facilita a sua identificação, pois há outra espécie semelhante em Portugal, mas com olhos verdes.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.