Que espécie é esta: taralhão

A leitora Lurdes Alves fotografou este animal a 29 de Junho na Foz do Arelho e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.

“Encontrámos este tipo de bivalve no dia 29 de Junho de 2021, na Foz do Arelho, mas não conseguimos identificar nem saber se seria comestível ou não. Após fotografar, deixámos no mesmo local, apesar de entretanto ter sido rodeada de caranguejos pequenos. Já tínhamos também visto uma sapateira a comer um outro bivalve igual”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de um taralhão (Lutraria lutraria).

Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e professor da Universidade Lusófona.

Este é um grande bivalve marinho da família Mactridae, descrito para a Ciência em 1758 por Carl Linnaeus. Vive em regiões costeiras do oceano Atlântico, desde a Noruega até ao Mar Mediterrâneo, enterrado na areia.

A concha do taralhão pode chegar aos 15 centímetros e é de cor creme.

Alimenta-se filtrando a água do mar.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.