Que espécie é esta: tremela

A leitora Margarida Pinto Coelho observou esta espécie a 8 de Fevereiro em Brotas, Mora, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.

Trata-se de uma tremela (Tremella mesenterica).

Identificação por:  Ecofungos – Associação Micológica.

Este fungo amarelo gelatinoso é uma Tremella mesenterica. É muito comum no nosso clima.

Tem aspeto gelatinoso e é viscosa ao toque. As cores variam entre este amarelo vivo a castanho, na sua fase mais avançada de maturação.

Podem atingir 6 a 8cm de diâmetro, aparecem isoladas ou em grupos sobre troncos mortos, em decomposição.

É considerada parasita do micélio de outros fungos saprófitas, do género Peniophora.

Pode confundir-se com Tremella aurantia, que parasita a espécie Stereum hirsutum.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.