/

Que espécie é esta: um bivalve do género Lutraria

O leitor Hélio Martins encontrou há uma semana este bivalve marinho que nunca tinha observado na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, e pediu ajuda para saber de que espécie se trata.

 

um molusco bivalve
Lutraria sp. Foto: Hélio Martins

 

Tudo indica que o bivalve em questão pertence a uma espécie do género Lutraria.

Espécie identificada por: Adelaide Ferreira, investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente, do pólo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (MARE-FCUL).

Mais difícil, através de fotografia, é identificar se se trata de um taralhão (Lutraria lutaria) ou de outra das espécies de Lutrarias que se sabe que ocorrem em Portugal, como a Lutraria angustior e a Lutraria magna.

O leitor e autor da fotografia referiu ainda que o bivalve encontrado tem cerca de 20 centímetros e a respectiva concha tem cerca de sete. E pediu para saber se é comestível.

“Aparentemente é comestível, mas sei de quem já tenha tentado comer e não se tenha dado nada bem, com sinais claros de intoxicação alimentar. Eu não arriscaria”, alertou a investigadora.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.