Foto: Célia Callapez

Que espécie é esta: uma mutante de rela-meridional

A leitora Célia Callapez fotografou este misterioso anfíbio em Dezembro, na zona rural de Beja, e pediu ajuda para perceber o que se passa. Rui Rebelo responde.

“É comum todos os anos aparecerem rãs verdes, mas esta estava azul, depois de lhe pegar vi que era uma película, por que terá ficado assim?”, perguntou Célia Callapez, numa mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de uma mutante azul de rela-meridional (Hyla meridionalis).

pequena rã azul em vez de verde
Foto: Célia Callapez

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É uma das raras mutantes azuis da rela-meridional, Hyla meridionalis. Estes mutantes têm uma falta de pigmento amarelo, ficando assim visível o outro pigmento natural desta espécie de anfíbio, que é azul.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.