Foto: Miguel Matias

Que espécie é esta: uma planta do género Calceolaria

O leitor Miguel Matias quis saber que plantas são estas que se mantêm na sua família desde há várias gerações, em Coimbra. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra dá-lhe a identificação.

 

planta com flores vermelhas

 

Esta planta que estava em flor quando foi fotografada por Miguel Matias, em Maio passado, pertence ao género Calceolaria (família Calceolariaceae), no qual todas as espécies de plantas são originárias da América do Sul e América Central.

Espécie identificada e informações fornecidas por: Consultório do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas ([email protected]).

O nome Calceolaria deriva de calceolus, termo que em latim significa pequeno sapato, o que está relacionado com a forma destas flores, que lembram sapatinhos.

Ligadas ao género Calceolaria há várias espécies – como por exemplo a Calceolaria integrifolia, com origem no Chile – e também muitos híbridos no comércio de plantas ornamentais.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

 

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.